separateurCreated with Sketch.

Como viver o sacramento do matrimônio no dia a dia

RELATIONSHIP
whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Mário Scandiuzzi - publicado em 29/05/22
whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Na vida matrimonial, o compromisso que os noivos assumem perante o altar deve ser renovado diariamente

Recentemente participei de uma Missa em ação de graças por um casal que completava 25 anos de matrimônio. A mulher e o marido entraram na igreja carregando dois pequenos crucifixos nas mãos. E foi destacando este gesto que o celebrante começou a homilia. 

Ser cristão significa a cada dia tomar a sua cruz e seguir a Jesus. É assumir o compromisso de viver a Palavra de Deus. E na vida matrimonial, o compromisso que os noivos assumem perante o altar deve ser renovado diariamente. 

O casamento é um ato de amor, de entrega. Cada um dá a sua vida pelo outro. E o casal que tem como meta comum a salvação renova a aliança com oração, com diálogo e com perdão. 

Provavelmente esse é o caminho para uma união duradoura. Não digo perfeita, porque somos fracos, pecadores, cometemos muitos erros. Mas quem persevera, alcança a graça. Quando perguntado se eram poucos os que se salvam, Jesus respondeu: “Procurai entrar pela porta estreita” (Lucas 13, 24). 

Matrimônio e felicidade

Hoje o mundo tenta encontrar a felicidade a qualquer custo, com relações superficiais, rápidas, sem comprometimento, sem doação. E qualquer contrariedade, logo é motivo para dizer ‘eu mereço ser feliz’ e partir para outra tentativa. 

Sim, todos nós merecemos, e o que Jesus quer é que “todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10, 10). Por isso ele nos ensina que devemos “trabalhar não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna” (João 6, 27). 

Juntos, marido e mulher devem buscar as coisas do céu, pedindo a Jesus que os ajude nesta caminhada, que o Espírito Santo os ilumine e dê sabedoria para tomar as decisões corretas. Devem pedir que Nossa Senhora esteja presente no lar. Ela que é a intercessora, medianeira de todas as graças, estará atenta e quando perceber que algo não está indo bem, vai falar ao Seu Filho: “Eles não têm mais vinho” (João 2, 3).

E o casal que tem Jesus e Maria como convidados de seu matrimônio vai receber a transformação da água em vinho: o vinho do amor, da responsabilidade, da partilha, da oração, do perdão, da fortaleza e da sabedoria. 

E assim poderemos ver cada vez mais e mais casais comemorando suas bodas com alegria, como quem sabe que Jesus está no meio deles. 

Top 10
See More