separateurCreated with Sketch.

Por que os cristãos sempre podem ter esperança?

Philip Kosloski - publicado em 05/11/20

Se quisermos suportar as provações da vida, nossa esperança precisa estar enraizada em Jesus Cristo Os acontecimentos mundiais muitas vezes podem frustrar nosso desejo de esperança. De fato, sempre achamos que o mundo está melhorando. No entanto, algo acontece e muda radicalmente o nosso pensamento.

Nessa situação, portanto, é tentador se desesperar. Em certo sentido, esse é o problema: colocamos muita confiança em nós mesmos e pouca em Jesus Cristo. Todavia, somos todos indivíduos decaídos, capazes de fazer inúmeras escolhas erradas. É impossível, portanto, colocar toda a nossa fé na humanidade, pois, assim, ficaríamos sempre decepcionados.

Esperança nas instituições humanas

O Papa Bento XVI bordou este tema em sua encíclica Spe Salvi, em explicou que o homem sempre tentou buscar confiança nas instituições humanas, como por exemplo a política:

“A este respeito, nossa era contemporânea desenvolveu a esperança de criar um mundo perfeito que, graças ao conhecimento científico e à política de base científica, parecia ser alcançável. Assim, a esperança bíblica no Reino de Deus foi substituída pela esperança no reino dos homens, a esperança de um mundo melhor que seria o verdadeiro “Reino de Deus”. Esta parecia ser a esperança grande e realista de que o homem precisa. Foi capaz de galvanizar – por um tempo – todas as energias do homem. O grande objetivo parecia digno de total empenho.”

No entanto, como o Papa Bento XVI aponta, esse tipo de crença não é duradouro, pois não corresponde às necessidades profundas de nossa alma:

“Torna-se evidente que o homem precisa de uma esperança que vá além. Torna-se claro que só algo infinito lhe bastará, algo que sempre será mais do que ele jamais poderá alcançar … Digamos mais uma vez: precisamos das esperanças maiores e menores que nos sustentam dia após dia. Mas isso nada basta sem a grande esperança, que deve superar tudo o mais. Esta grande esperança só pode ser Deus, que abrange toda a realidade e que pode nos conceder o que nós, sozinhos, não podemos alcançar.”

Fé em Jesus

Não devemos, todavia, abandonar a humanidade, perdendo toda a confiança nas pessoas. No entanto, nossas expectativas precisam estar focadas em Jesus Cristo, que venceu a morte e nos abre as glórias do céu.

É por isso que um cristão sempre pode ter esperança no futuro. Não importa o quão sombrio o mundo fique ou a situação de uma pessoa possa ser, Deus nos convida a uma glória que não tem fim, pois “Ele destruirá a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos” (Isaías 25,8)”.



Leia também:
Esperança: fruto da fé e seu sustento



Leia também:
Comece o dia com este ato de esperança em Deus

 

Top 10
See More