separateurCreated with Sketch.

Um dia de oração pelos cristãos perseguidos

Perseguição religiosa
whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Reportagem local - publicado em 28/07/23
whatsappfacebooktwitter-xemailnative
Relatório aponta que, em 61 países, os cristãos enfrentam altos níveis de perseguição

A Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) promove no dia 6 de agosto de 2023 a 9ª edição do ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos’. Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a instituição está convidando todas as paróquias e comunidades cristãs do país a participar.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente no dia 6 de agosto em referência à mesma noite de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e reunia minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Desde então a Fundação Pontifícia realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados, ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio.

Direito não respeitado

O artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos garante: “Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.”

No entanto não é isto que se vê em boa parte do mundo.

A discriminação e a perseguição com base na crença religiosa são um fenômeno crescente em todo o mundo. Segundo relatório da ACN publicado em 2023, a liberdade religiosa foi violada em países onde vivem mais de 4,9 bilhões de pessoas, ou seja, quase 62% da população mundial. O documento também aponta 61 países onde os cidadãos enfrentaram graves violações da liberdade religiosa. 

Ainda de acordo com o levantamento, por trás dos conflitos mais violentos do mundo estão aqueles que manipulam a religião na busca pelo poder, seja ele político, econômico ou social.

Além da ajuda concreta, muitos cristãos perseguidos pedem orações - daí o objetivo da campanha.

Oração da campanha em favor dos cristãos perseguidos

"Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajudai-nos, Pai, em nome de vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém."

Top 10
See More