separateurCreated with Sketch.

Por que rezar com os primos é muito bom?

Prière
Mathilde de Robien - publicado em 23/10/23
Para as crianças, o feriado de Finados às vezes é uma época em que os primos se reúnem. Por que não aproveitar isso para dar a elas a experiência única de rezar com os primos?

"Francamente, somente quando estamos de férias com nossos primos é que fazemos as orações noturnas", admite Blandine, 43 anos, advogada de uma empresa e mãe de três filhos. "Normalmente, à noite, é uma correria ou estamos muito cansados, e a oração em família geralmente é deixada de lado. Mas quando estamos de férias na casa dos meus pais, é um hábito bem estabelecido, os primos rezam uns com os outros, é um momento muito alegre". As férias certamente oferecem mais tempo e disponibilidade, mas a atitude também desempenha um papel importante. Às vezes, basta que uma pessoa inicie o movimento em direção ao cantinho de oração para que (quase) toda a casa o siga.

A atitude de Caroline é bem pensada. Durante as férias em família, um membro da família - adulto ou criança, os papéis se alternam - é responsável por preparar e conduzir a oração. "Assim como algumas pessoas são encarregadas de cozinhar, fazer compras ou limpar, uma pessoa é encarregada da oração", explica ela. Dessa forma, a oração tem um lugar claramente definido no dia e geralmente é preparada "com bastante seriedade", ressalta Caroline. "E não se trata de pular essa parte! Isso não seria muito bom para a pessoa que a preparou!

A Ave Maria dos primos

Quando se trata das festas de fim de ano, cada família tem seus próprios hábitos. Algumas têm o hábito de expressar suas intenções de oração com muita liberdade, enquanto outras seguem um padrão muito preciso. O uso de hinos não é o mesmo de uma casa para outra: alguns cantam sempre o mesmo hino, enquanto outros tentam renovar suas partituras com a ajuda de um caderno. Essa variedade na maneira como oramos é muito rica. Todos compartilham sua maneira de fazer as coisas, e nós pegamos boas ideias. "Desde o verão, nossa filha tem nos pedido todas as noites a Ave Maria dos primos. Sem dúvida, cansada de recitar a Ave-Maria como costumávamos fazer, ela agora prefere cantá-la como seus primos faziam", diz Christelle, mãe de duas meninas.

As tradições de alguns migram e enriquecem outros. Esse também foi o caso de Hugues e Marie. Os pais de uma criança de três anos, que não se sentiam muito à vontade com a oração em família, acabaram seguindo o mesmo padrão que haviam seguido durante as férias de verão com a irmã de Marie. "Minha irmã ensina catecismo em sua escola e sabe como conduzir orações com crianças. Ela nos deu uma estrutura que Hector pegou imediatamente: obrigado, me perdoe, por favor. Sentimos que ele está muito mais atento desde que mantivemos a mesma estrutura. E eu me sinto mais confiante para conduzir a oração", diz Marie.

Um tipo diferente de relacionamento

Com primos, você brinca, ri, conversa, discute e faz as pazes… Quando é cultivado, o vínculo entre primos geralmente é bom e sólido, especialmente quando eles têm a mesma idade. Mas convidá-los a orar juntos abre uma dimensão totalmente nova para o relacionamento.

Eles compartilham algo muito maior do que um pouco de almoço ou uma bola de futebol.

Eles se encontram, juntos, sob o olhar de Deus, compartilhando suas alegrias e tristezas, confiando ao Senhor suas intenções de oração… Isso não é pouca coisa. Esse momento tirado de suas brincadeiras, esse abandono nas mãos de Deus vivenciado em conjunto, necessariamente une os primos. Eles descobrem que cada um é capaz de se abrir para o Senhor. Eles compartilham algo muito maior do que um pedaço de almoço ou uma bola de futebol.

Dia de Todos os Santos, um momento especial para a oração em família

O Dia de Todos os Santos é um momento especial para rezar com a família ampliada. Em primeiro lugar, é o dia da festa de todos os santos e, portanto, de todos os santos padroeiros dos membros da família. Um bom motivo para descobrir e orar para um bom número de santos.

E no dia seguinte, o Dia de Finados, a Igreja o convida a orar por seus entes queridos falecidos. É uma oportunidade de ir colocar flores em seus túmulos e orar em família por aqueles que voltaram para o Pai. "Precisamos falar dos mortos como se eles ainda estivessem vivos: não se trata de desenvolver um culto ao passado; trata-se mais de construir uma comunhão de vida com os falecidos por meio da fé", aconselha Monique Berger em Vivre l'année liturgique avec les enfants (Transmettre).

Ao rezar pelo falecido, mesmo que sua memória se desvaneça, mantemos vínculos com ele, mostramos que ele está muito vivo e que acreditamos na vida eterna. Um belo testemunho de fé para transmitir a seus filhos ou netos.

Top 10
See More